Medicina Oficial em Teixeira de Freitas

Por Daniel Rocha
Antes e depois dos hospitais e médicos, como se tratavam os moradores do povoado de Teixeira de Freitas? Quais os tratamentos alternativos e saídas para a dificuldade de acesso a consulta no município? Quais epidemias assolaram a cidade no passado? O que mudou com a chegada da medicina oficial (científica) e a  construção   dos primeiros hospitais   da cidade? Este e o primeiro texto de uma série de três, sobre o assunto.



O senhor Isidro Alves revelou em entrevista que, quando casou-se  em uma comunidade rural chamada de Novo Acordo, pertencente ao município de Alcobaça, foi ao povoado de São José e desmatou uma pequena mata de terra devoluta para fazer uma roça para ele.

Com o tempo vendeu está terra e foi morar em Juerana povoado de Caravelas, lá conheceu um compadre de nome Pedro que trocou sua terra por outra aqui em Teixeira  na década de 1960.

A casa adquirida com a troca ficava ao lado do hospital Sobrasa que na época não tinha sido construído ainda, no local um matagal sem luz e nem água. Distante do centro do povoado alguns quilômetros, viviam como se estivesse em uma fazenda ,lembrar com satisfação que na construção do hospital os operários pegavam água de sua cisterna.

Recorda no início dos anos de 1960, não se via  médico no povoado de Teixeira de Freitas “Nem pago , nem de graça”  , quando passou a ter foi cobrado, nunca houve atendimento público neste período.

Indagado sobre como enfrentava os males diários, lembrou que tinha alguns remédios de base natural que era vendidos em farmácia,  o remédio chamado saúde da criança resolvia tudo.As ervas naturais eram os primeiros procurados em casos de mal estar, mesmo porque eram facilmente encontrados no quintal de casa ou  no vizinho, destacou no trabalho de Alves (2011), estes remédios:

 ”Dores, o sumo de Maria preta com leite, quando quebrava o braço usava bambus cortado amarado, dores no estômago chá de cidreira, também  usado para dor de cabeça, outro excelente remédio era a água de sapucaia.”

Dentre os farmacêuticos que atuaram no povoado de Teixeira de Freitas nas décadas de 1960 e 1970, destaca o índio Urias. Segundo a moradora Isabel Carmo, Urias era de fato um nativo, “farmacêutico e raizeiro que vendia de tudo em sua farmácia nas mediações da rodoviária Velha”

Também prestavam assistência as irmãs da caridade católica, Irmãs Viane e Georgette,supervisionas da pelo médico Jacob Medeiros, as irmãs prestavam alguns serviços como, pré-natal e triagem médica.

No posto médico Inaugurando em 1972, os primeiros atendimentos feitos pelas irmãs, ocorreram na casa do senhor Alcenor Barbosa, na AV Marechal Castelo Branco, onde hoje existe o comércio de mesmo nome, Casa Barbosa.

Fonte:

Dos Santos.Jonival Alves, Dos Santos. Eliomar Pires.O tratamento médico e as práticas populares em Teixeira de Freitas nas décadas de 1960 e 1970. Uneb 2011.

Veja também

Comidas típicas em Teixeira de Freitas parte 02

Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas



www.tirabanha.com.br



Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja